Formação de Docentes para Educação Básica - R2
História
Valores
A PARTIR DE:
Vagas
Modalidade
EAD
Duração
6 meses
Carga Horária
1200 Horas
Período
EAD
Preço
Por que cursar
História
Escolher História na FAUSP como formação de docentes é uma oportunidade única para professores que buscam ampliar sua compreensão dos processos históricos e sociais. O programa é especialmente desenvolvido para profissionais já licenciados, reconhecendo sua experiência prévia em educação e oferecendo uma formação específica que enriquece sua prática docente com uma perspectiva histórica aprofundada.
Com um formato otimizado que valoriza sua formação pedagógica anterior, o curso permite um aproveitamento eficiente de disciplinas já cursadas, focando no desenvolvimento das competências específicas em História. Nossa metodologia considera o perfil diferenciado do professor em busca de uma segunda licenciatura, proporcionando uma formação que integra o conhecimento histórico com práticas pedagógicas contemporâneas.
A FAUSP oferece uma estrutura completa com biblioteca especializada, laboratórios de pesquisa histórica e um corpo docente qualificado que compreende as necessidades específicas de professores em formação continuada. O programa é estruturado para permitir uma formação sólida em História, mesmo para aqueles que mantêm suas atividades profissionais, com horários flexíveis e abordagens que valorizam a interdisciplinaridade.
Sobre o curso
O curso de História como formação de docentes na FAUSP, credenciado pela portaria (Código da Faculdade 24300), é uma formação otimizada que mantém a excelência acadêmica com duração reduzida, graças ao aproveitamento de estudos pedagógicos. O programa é estruturado para proporcionar uma compreensão profunda dos processos históricos, metodologias de pesquisa e práticas de ensino específicas da História.
A grade curricular é adaptada para maximizar o aprendizado em História e sua aplicação no contexto educacional. As disciplinas focam no estudo das diferentes épocas históricas, historiografia, análise de fontes e metodologias específicas para o ensino de História, sempre considerando as demandas contemporâneas da educação.
O programa enfatiza a aplicação prática dos conhecimentos históricos em sala de aula, com projetos que podem ser implementados imediatamente no ambiente escolar. Os estágios são otimizados, considerando a experiência docente prévia, e focam nas particularidades do ensino de História.
Áreas de atuação
Professor
Pesquisa Acadêmica
Preservação Cultural
Produção de Conteúdo
Gestão Cultural
Grade Curricular
Disciplinas
Carga Horária
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículos e Desafios Contemporâneos
200 Horas
Metodologias para Aprendizagem Ativa
60 Horas
Planejamento Escolar e Engajamento Profissional
80 Horas
Política e Organização da Educação no Brasil
80 Horas
Relações Étnico Raciais e Diversidade
60 Horas
História Geral, Moderna e Contemporânea
60 Horas
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História
60 Horas
História no ensino fundamental
60 Horas
História no ensino médio
80 Horas
Práticas pedagógicas na área ou componente curricular
400 Horas
Trabalho de Conclusão
60 Horas
Seu futuro começa agora!
Perguntas frequentes
O curso busca formar professores altamente qualificados para o ensino de História na educação básica, capacitando-os com uma ampla compreensão dos processos históricos, habilidades críticas de análise e a capacidade de inspirar alunos através do ensino da História.
O programa oferece uma combinação de conhecimentos teóricos sobre eventos, períodos e figuras históricas, junto com práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, inclui estágios supervisionados que permitem aos futuros professores aplicar metodologias de ensino em ambientes escolares reais.
A FAUSP oferece um ambiente de suporte robusto que inclui orientação acadêmica, acesso a recursos didáticos e tecnológicos, workshops de desenvolvimento profissional e eventos acadêmicos para networking e troca de experiências entre estudantes e profissionais da área.
O curso adota diversas metodologias ativas, incluindo:
- Ensino baseado em projetos e estudos de caso
- Uso de tecnologia educacional para enriquecer o conteúdo histórico
- Abordagem interdisciplinar, conectando a História a outras áreas do conhecimento
- Desenvolvimento de pensamento crítico através de debates e discussões
- Análise de fontes primárias e secundárias para incentivar a investigação histórica