diversity-young-teens-people-friends-concept-PTZ4RGN-1

5 vantagens de se estudar em grupo

1- Motivação

De alguma forma o grupo de estudo te dá uma motivação a mais para estudar e manter a leitura e exercícios em dia, visto que você não vai querer ficar para trás enquanto os seus colegas avançam, né? Você tende a fazer suas atividades dentro do prazo, sem enrolação.

2 – Dúvidas compartilhadas

Essa talvez seja uma das principais razões para você criar ou participar de um grupo de estudos: pessoas que compartilham de uma mesma dúvida. Juntos, vocês têm mais chances de esclarecê-la do que sozinho. Além disso, vocês podem aprender formas diferentes de se chegar a uma mesma conclusão, novas técnicas que vão facilitar os seus estudos.

3- Melhora em seu desempenho escolar

Isso é uma consequência natural: se você estuda e se dedica em aprender você vai mandar bem na escola. Só o fato de você levar a sério o grupo de estudos, o seu rendimento em sala e nas provas será bom, ótimo, excelente! Daí para melhor. Você entende o conteúdo, entende o que o professor está falando e estudar fica muito mais fácil e até prazeroso.

4 – Organização

Logo no primeiro encontro é importante que o grupo estabeleça algumas regras, como: o que será estudado em cada dia, quais temas são prioridades no momento, horário, local, vamos tentar fazer o exercício primeiro em casa sozinhos e no encontro discutimos? Isso naturalmente vai torná-lo uma pessoa mais responsável e organizada com os seus estudos, afinal você está comprometido com os objetivos daquele grupo.

5- Bom relacionamento com as pessoas

Estudar em grupo pode ser muito favorável para o seu futuro profissional pois muitas empresas avaliam e apreciam pessoas que têm facilidades em se trabalhar em equipes. É um ótimo treinamento, mesmo com opiniões diferentes, é uma forma de você saber lidar com isso sem perder o foco do objetivo em questão.

Para que o estudo em grupo dê certo é fundamental considerar o seguinte:

• – Forme grupos com pessoas que queiram realmente estudar e aprender.
  • – Crie uma agenda do que será estudado em tal dia. Cerca de dois encontros semanais já farão toda a diferença em seu desempenho.
  • – Evite formar grupos muito grandes. Cerca de 5 pessoas é o ideal.
  • – Cumpra os horários marcados. Ficar 1h esperando o outro chegar não rola, né? Tenhamos um bom senso e já deixa isso acordado desde o início.

Tags: No tags