woman-freelancer-female-hands-with-pen-writing-on-P369BAX1

5 vantagens do ensino a distância durante o isolamento social

Entre os muitos desafios com os quais nos deparamos nesta fase em que nos encontramos impedidos de realizar nossas atividades presencialmente, está o de darmos continuidade aos estudos de forma satisfatória. Para quem está buscando se qualificar, ampliar ou mesmo aperfeiçoar suas competências, o cenário ideal é passar por tudo isso com o mínimo de prejuízos aos planos traçados para o ano letivo e conseguir concluí-los no tempo planejado — e o ensino  a distância se tornou um grande aliado.

A grande maioria das instituições educacionais públicas e privadas, de todos os níveis, estão agora utilizando os mais diversos recursos tecnológicos, que eram antes utilizados na maior parte das vezes apenas nas modalidades semipresencial e a distância, para manter seus calendários e cronogramas praticamente inalterados. Além de oferecerem aos seus alunos a possibilidade de seguirem aprendendo, neste tempo em que precisam estar isolados em casa.

Muitos dos obstáculos enfrentados neste momento, tanto pelas instituições como pelos seus alunos, já foram superados anteriormente por quem já tem experiência com o ensino a distância. Com isso, restam ótimas vantagens e benefícios para quem precisa, agora, utilizar e recorrer à esta modalidade. Confira algumas delas:

1 — O ensino a distância é pura flexibilidade

Ao contrário do ensino presencial, no ensino a distância, o aluno pode verificar previamente quais assuntos serão abordados, quais atividades serão demandadas e deverão ser realizadas por ele ao longo da semana. Dessa forma, tem a possibilidade de organizar seu programa de estudos da maneira mais conveniente e adequada, adaptando a vida acadêmica à sua rotina. E caso sinta necessidade de tirar dúvidas, por exemplo, pode fazer isso de forma relativamente simples sem necessariamente precisar estar on-line ao mesmo tempo que seu orientador educacional.

É claro que esse modelo também exige muito comprometimento por parte do aluno, com um tempo mínimo de dedicação diária, mas oferecendo em contrapartida uma grande flexibilidade. Desse modo, o aluno que trabalha ou tem outras atividades durante o seu dia pode se dedicar no seu tempo livre ou nos momentos em que mais sentir-se confortável e produtivo, aumentando seu aproveitamento e, consequentemente, obtendo melhores resultados.

2 — Uma alternativa mais acessível

As medidas necessárias para a contenção da pandemia de coronavírus podem ter como efeito colateral o enfraquecimento da economia e, consequentemente, acabar afetando a renda de muitas pessoas, direta ou indiretamente. Diante dessa situação, os cursos de EAD vêm como uma alternativa de ótimo custo-benefício, por dispensarem as despesas relativas à estrutura física e outros. Além disso, o aluno acaba livre de outros custos como de alguns materiais e de deslocamento.

Isso pode fazer com que algumas pessoas acreditem que este tipo de formação seja menos valorizado, mas isso não é verdade, já que todas as modalidades têm se mostrado efetivas em termos de aprendizado e reconhecidas igualmente pelo mercado de trabalho.

3 — Dispensa deslocamentos

Já pensou no risco de contaminação que enfrentamos nesta fase de pandemia para nos deslocarmos de um local para o outro? Sem falar em frotas reduzidas e outros problemas pertinentes ao período. Até mesmo em tempos de normalidade, é importante considerar quanto tempo e dinheiro acabamos desperdiçando dessa forma.

Para quem trabalha em horário comercial, o ensino a distância pode ser a diferença entre chegar em casa tarde da noite, sem tempo para outras atividades, e chegar mais cedo, podendo aproveitar melhor o tempo de qualidade (e o investimento) que acabamos gastando em todos esses nossos trajetos. Além disso, para quem tem alguma limitação de mobilidade, estudar à distância pode ser uma solução extremamente válida.

4 — Ganhe enquanto se qualifica

Se você pretende buscar uma posição mais alta dentro da sua empresa ou então mudar de área, o ensino a distância pode ser um ótimo investimento. Além de toda a comodidade e a rapidez na formação, alguns cursos podem trazer boas oportunidades de crescimento profissional não somente nas organizações, mas também ajudar a encontrar novas perspectivas em carreiras independentes. Nessa época, a capacidade de mudar rapidamente conta muito e ter um apoio para isso pode fazer toda a diferença.

Outro ponto importante, é que o aluno da modalidade a distância acaba desenvolvendo naturalmente uma série de habilidades muito valorizadas como autogestão, autonomia e dinamismo. Isso pode contribuir com a capacidade de realização de atividades em trabalhos remotos, por exemplo, que são cada vez mais uma realidade.

5 — Relacionamento com as pessoas e o mercado

É normal que por ora tenhamos mais dificuldade em manter uma regularidade de contato em nossas relações interpessoais, tão necessárias para nosso desenvolvimento, seja na vida pessoal ou no trabalho. De alguma forma, a distância física acaba nos afastando de informações e detalhes importantes, e de tudo que esses relacionamentos podem nos oferecer.

Estar conectado ao conhecimento e às pessoas, neste momento, por meio de um grupo de estudos ou de objetivos em comum pode ajudar você a se tornar um profissional ainda mais completo, em sintonia com o mercado de trabalho e com a sua área de atuação.

Vamos lá, sua vida não pode parar. Motivos não faltam para você adotar de vez o ensino a distância. Você só tem a ganhar!

Tags: No tags

Comments are closed.