Hoje vivemos em um mundo tecnológico onde muitos acabam se esquecendo a importância que o hábito de ler tem sobre todos, especialmente sobre as crianças cujo o conhecimento e hábitos estão se desenvolvendo em suas vidas. Nesta era tecnológica muitos têm se esquecido que o acesso às avalanches de informações não é necessariamente benéfico para a construção do nosso conhecimento e discernimento, ainda mais na infância. E é por meio deste tema que iremos tratar o nosso texto, como forma de uma simples e breve reflexão.
O HÁBITO DE LER NASCE EM CASA
Antes de tudo, o hábito da leitura de uma criança deve partir em seu seio familiar, pois a influência que os pais, irmãos, avós ou qualquer outro membro mais velho da família possui, tem um imenso peso sobre a criação ou não do hábito de leitura de uma criança. Se uma mãe lê sempre para o seu filho, com certeza ele passará a se familiarizar com a leitura, mesmo que não tenha aprendido a ler. Com isto ele crescerá vendo o livro como algo natural a se pegar, mesmo que seja para folhear, como se fosse um brinquedo. Além do mais, a criança verá o livro como uma forma positiva de passar mais tempo com os pais já que o que ela mais ama receber é atenção.
O HÁBITO DE LER NA ESCOLA
O hábito de ler também tem que partir no ambiente escolar, na verdade é o ambiente mais propício e depois do lar, o mais importante para uma criança desenvolver o hábito de leitura pois é onde ela terá contato com as formas de educação e disciplina de um modo diferente. É através dos professores capacitados que ela poderá desenvolver o seu hábito de leitura para consequentemente aprender a escrever. Ao contrário do que muitos acreditam, o incentivo à leitura na escola deve começar no berçário, é algo que os cientistas da informação defendem muito por ter estudos comprovados nesse campo. Mas como? Se a criança nem aprendeu a formular uma palavra sequer?! A resposta é mais simples do que parece: o bebê começa a se familiarizar primeiro com a entonação e ritmo da voz de quem está narrando a história e isso faz com que ele cresça aprendendo vocabulários, consequentemente faz com que ela desenvolva o seu psicomotor de uma forma mais rápida e natural. É só pensarmos que para o desenvolvimento de sua fala a criança primeiro, imita, reproduz feito um papagaio o vocabulário das pessoas ao seu redor. Passado o estágio do berçário, a criança passa a frequentar o jardim de infância e é aí que ela começa a se preparar para a alfabetização, sendo assim, o incentivo ao seu hábito de leitura deve partir não somente nas salas de aulas com os seus professores, mas também, e primordialmente nas salas de leitura ou mais adequadamente, nas bibliotecas com profissionais capacitados, treinados na arte de mediação da leitura. Este com certeza é um tema para um outro tópico.
COMO A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA INTERFERE NO INCENTIVO À LEITURA DA CRIANÇA
A tecnologia da informação surgiu com o propósito de facilitar o acesso à informação e hoje em pleno século XIX produzimos tanta informação, a cada segundo no mundo todo, por diferentes tipos de pessoas e culturas, que somos incapazes de discerni-las. Contudo, nem toda a informação é fonte de conhecimento e sabedoria. Talvez, claro, dependendo do ponto de vista de cada pessoa. Mas, seguindo a linha do tema do hábito de leitura, a influência do uso da tecnologia pode ser muitas vezes negativa para a construção do hábito de leitura da criança, já que geralmente é usada de forma errada como por exemplo: para a distração de uma criança o adulto permite que ela fique exposta a vídeos ou desenhos o dia inteiro, sem supervisão ou controle de tempo. Isso é extremamente prejudicial ao desenvolvimento psicomotor da criança e também para a visão desta. É com certeza uma influência negativa à ela, porém, se usasse de forma positiva como baixar um livro digital para ler para ela, ou interagir com a criança assistindo um desenho educativo ou jogos construtivos em um tempo correto, certamente ajudaria a ajudaria não só a criar os hábitos de leitura por esse meio, como também a desenvolver o seu modo de aprendizagem.
BENEFÍCIOS DA LEITURA PARA AS CRIANÇAS
O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar. Para concluir esse tema, abaixo estão listados os benefícios da leitura para as crianças:
• Estimula a criatividade
• Favorece a aquisição de cultura
• Melhora a escrita
• Incentiva a imaginação
• Estimula atitudes éticas, entre outros.